top of page

Dicas Para Quem Tem Gatos!

Às vezes um gato pode aparecer na sua vida de surpresa e quando você nem percebeu ainda, ele já fez da sua a casa a dele também! Certamente de imediato nos vemos pesquisando “como cuidar de gatos” no Google e todos eles dizem que arranhadores são essenciais, que devemos telar nosso apartamento ou proteger os muros de nossa casa e que os potinhos de água devem ser distribuídos por toda a casa para incentivar os gatinhos a beberem água (grande desafio!).


Seguindo esses passinhos básicos temos uma vida “ok” para nosso felino manhoso (ou não rs). Porém, algumas vezes uma vida “ok” não é suficiente nem para gente que se apega à figura, nem a figura que vive conosco, então é por isso que trago 03 dicas para melhorar a vida dos nossos gatinhos!


1. Determine dois horários para alimentar seu gato.

Muita gente reclama o tempo todo: “nossa, meu gato me acordou 4h da manhã para pedindo comida! ”. Podemos corrigir isso de uma forma muito simples: escolha os dois horários mais práticos para você – e não muito absurdos para o seu gato – para oferecer a comida no potinho.


Sabemos que gatos comem o dia inteiro, então por isso devemos deixar o potinho sempre disponível – e na maioria das vezes no mesmo lugar – para que ele se alimente ao decorrer o tempo em que ele estiver acordado. Esses dois horários que vamos estabelecer é para você retirar a ração velha e picotada e colocar uma nova. Coloque uma quantidade suficiente para que no segundo horário o pote esteja quase totalmente vazio.


Numa simulação, seria assim: às 7h eu acordo, lavo o rosto e ao perceber que eu acordei meu gatinho vem todo entusiasmado se enrolar nos meus pés e cantarolar miados. O que ele quer? Comida! Quando ele quer? Agora! Pego a ração num potinho em que já estabeleci a quantidade e pronto, gatinho cheio, gatinho feliz! Às 19h é a mesma história... mais ração. Se tiver ainda alguns grãos, é só trocar ou complementar. Garantimos os lanches da meia noite.

2. As manhas da Caixa de Areia:

Os gatos são conhecidos por serem extremamente higiênicos, sendo um exemplo disso o costume de enterrar sua urina e fezes. Porém, isso pode acarretar alguns contratempos no nosso cotidiano, principalmente se o único lugar para colocar a caixinha de areia é em um quarto fechado.


Verificar a caixa de areia diariamente e substituir a areia da caixinha é uma dica muito importante, mas é algo que já sabemos intuitivamente, certo? Também sabemos que o melhor lugar é dispor a caixa em um lugar aberto e ventilado – assim você a verá constantemente e não se esquecerá que assim como você precisa do seu vaso sanitário limpo, seu gatinho também precisa de uma caixa de areia impecável.


Então... para que este tópico? Mesmo fazendo tudo isso, existem situações que o mau cheiro para visitas e familiares que não se adaptaram ao cheiro – e único que seu gato irá deixar – e você precisa driblar isso!


Salpicar 3 colheres de bicarbonato de sódio quando trocar toda a areia por uma limpa e assim que for limpando durante os dias, é só fazer a manutenção com 01 colher de sobremesa com o mesmo produto. Parece caro? Nem é! Em confeitarias e mercados comuns podemos comprar uma quantidade pouca por alguns reais mais salgados..., mas você já experimentou ir em mercados públicos e feiras e comprar a granel?


Na hora de lavar a caixa, é só usar água quente + vinagre + detergente neutro. Pode borbulhar um pouquinho, então é só esperar fazer a reação. Use uma luva, daquelas de borracha!

Tem gente que faz a seguinte mistura: 3 partes de areia + 1 parte de farinha de mandioca (sim, você não leu errado!) + 1 pacote de bicarbonato de sódio (olha nosso amiguinho aqui, gente!) e mistura bem! O xixi seca rápido, os torrões ficam bem formados: menos trabalho para você na hora de limpar e menos odor paras visitas reclamarem.


Folhas de chá secas na caixa de areia! Pode ser de chá verde, de chá de cidreira, de cerejeira... o que você tiver de mais cheiroso em casa. Imagina só alguém chegar na sua casa e ficar morrendo de vontade de tomar um chazinho da tarde? Haha Nem vão imaginar de onde esse cheirinho está vindo!

3. Arranhadores e Sofás

Cansou de ter que reformar o sofá a cada seis meses? Arranhadores são a solução! Isso mesmo, no PLURAL. Um arranhador só pode não ser a melhor solução para a redução de visitas do Taz na sua casa, mas dois ou mais é quase que totalmente garantido!


“Mas arranhadores custam de 50 a 100 reais no mínimo! ”, você diz. Eu concordo. Mas sabe quando vai custar se você reformar seu sofá de três em três meses? Pois é... E outra! Já ouviu falar em Do It Yourself (DIY)? Vem do inglês significando “Faça você mesmo”. No Youtube, Pinterest e até Instagram tem vários vídeos ensinando como construir arranhadores bons, bonitos e baratos! (Se você tem crianças em casa, é uma ótima tarefa pra passar o fim de semana interagindo com elas).


Vamos supor que o gato é seu, então o arranhador principal está no seu quarto, mas ele frequenta muito a sala para dar uma sonequinha de vez em quando. É certo que quando ele acordar a primeira coisa que irá fazer é se espreguiçar, esticar e arranhar o seu sofá. Mas e se tiver um arranhador na sua sala, com cerdas novinhas em folha? Certeza que ele não irá resistir! Existem sites que fabricam ao seu gosto arranhadores, vou deixar o link de um que gosto muito no fim do artigo!


Considerações Finais


Espero que com essas manhas vocês consigam ter uma relação melhor e mais fácil com esses seres tão fantásticos que são os gatos!


Essas dicas vieram de uma convivência maravilhosa com felinos durante a vida e de algumas pesquisas intensas sobre o comportamento felino.


É claro que alguns desses temas renderiam um post único sobre, então fico devendo, principalmente sobre "os segredos da Caixa de Areia".


 

Arranhadores Encomendados: ARRANHADORES IMPERIAIS e DR ARRANHADORES

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
bottom of page