Manhas para quem tem gatos – PARTE 02!
Como prometido: eis a segunda parte das dicas para os donos de gatos! Dessa vez vamos falar mais um pouquinho dos potes de ração, de ambientalização da casa e um pouco sobre educar o gatinho que cisma em arranhar sua poltrona favorita.
Os potes de ração
Gatos são seres cujos costumes ainda não são tão conhecidos pelas pessoas. Entre esses costumes está o hábito de comer do felino. Já falamos aqui que os gatos comem o dia inteiro, mas que nós devemos ter horários fixos para reposição dessa ração. Porém, além desse detalhe, temos que saber qual comedouro é o mais adequado para esses pequenos tigrinhos.
Por serem animais muito sensitivos, temos que tomar cuidado com seus pelos tácteis, principalmente os bigodes. Se você já tem gatos pode perceber que há dificuldade em beber água ou comer em potes muito estreitos. É por causa do contato que os bigodes têm com o pote, o que gera desconforto a eles. Por tanto, os comedouros devem sempre ser o mais largo possível, e se você puder perceber isso, mais largo que o comprimento dos bigodes.
Além disso, temos casos de acne* em alguns gatos que comem e bebem comida em potes de plástico. Eu sei, esses são os potes mais baratos, são os que mais você acha e talvez você ache bem bonitinho alguns modelos. Mas eu preciso fazer com que vocês evitem ao máximo comprar recipientes de plástico para seu gatinho (e até mesmo para você!).
O plástico é um material poroso e que risca com facilidade, gerando irregularidades em sua superfície, o que se torna a residência perfeita para germes e bactérias. Mesmo que você lave sempre que troque, a cada dois dias ou de semana em semana, ainda existirão esses pequenos seres indesejáveis nos poros e cavernas na superfície do recipiente. Essa sujeira se acumula no queixo do gato, podendo ocasionar em acne felina.
Outro problema: ftalatos e BPA. Os fitalatos são inseridos na produção para atribuir maleabilidade ao produto, embora sejam um grupo de substâncias cancerígenas, podendo causar danos ao fígado, rins e pulmão, além de sistemas hormonais em animais em desenvolvimento ou não. O BPA (ou bisfenol A) é uma substância cancerígena proibida no Brasil, porém fortemente presente em nosso dia a dia. DVDs, computadores, eletrodomésticos, itens plásticos, brinquedos, talheres descartáveis são os nossos companheiros cancerígenos que geralmente são vindos da China, Tailândia, e outros países com foco em produção desses utilitários que ainda permitem a utilização do BPA. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia adverte “que alguns dos efeitos deletérios do bisfenol, como por exemplo, os de alterar a ação dos hormônios da tireóide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como os de propiciar a proliferação das células de gordura, foram observados com doses nanomolares, ou seja, doses extremamente pequenas, as quais seriam inferiores à suposta dose segura de ingestão diária”. Assustador, não é?!
Então, o que utilizar? Tudo, menos plástico! Existe comedouro para gatos de alumínio que é leve e também muito resistente. O comedouro para gatos de pedra é mais sofisticado e bem pesado, o que evita que o pote se mova enquanto o seu gato se alimenta. Os comedouros de cerâmica que são os queridinhos hoje em dia, embora seja mais frágil: é o tipo mais elegante de comedouros. Também é mais pesado e evita que o pote seja arrastado pelo animal.
Ambientalização da Casa
Às vezes vamos à casa de uma amiga e só depois de estarmos na sobremesa, pensando em ir embora é que ouvimos um miado (ou latido) tímido vindo do fundo do quarto. Não tinha nada na decoração da casa que indicasse a existência de algum peludinho naquela residência. Talvez essa não seja a melhor forma de se criar um animal, principalmente um felino.
Arranhadores espalhados pela casa, combinando com seus móveis podem tornar a casa bem mais divertida até para você, visualmente. Existem também algumas cabanas que os gatos adoram para se esconder e te dar um “bote” quando estiver passando pela frente que são um charme! Mas o mais legal que eu acho são os banquinhos na janela para eles olharem a rua. Tem banquinhos feitos de cesta, que são presos em baixo da janela com apoiadores de estantes. Alguns são feitos com mesas de centro embaixo da janela e toda estilizada para agradar a você e ao seu bichinho. Alguns gatos não gostam muito de almofadas muito macias, então cuidado na hora de escolher como forrar e enfeitar seu cantinho. Agora sim sua casa vai ser tanto para você, quanto para seu gatinho favorito!
Spray da Educação
Não somos Super Nany, mas temos uma forma infalível para que você consiga repreender seu gato da forma mais tranquila possível. Pegue um pulverizador, encha de água e deixe em um lugar estratégico em sua casa, como por exemplo o lugar mais errado que ele ou ela gosta de arranhar.
Observe seu gato, veja qual o ritual que ele faz antes de ir arranhar seu sofá. Talvez ele se estique antes ou fique encarando o alvo por muito tempo. Assim que ele levantar uma patinha a sua ação começa. Você pega o spray e pulveriza um pouco de água em seu focinho. Se você fizer isso constantemente em todos os lugares que ele não deve arranhar, no final haverá um associação de: sofá + unha = água/não pode, arranhador + unha = pode.
Ah, e se tiver tendo outros problemas com unhas não precisa hesitar em aparar um pouquinho, ok?!
* Prometemos um post sobre Acne Felina em breve!!
REFERENCIAS:
#gato #cat #tips #hacks #hacklife #manhas #dicas #catowner #donodegato #maedegato #paidegato #ração #pote #comedourogato #comedouro #acnefelina #plástico #bpa #ftatos #fitatos #fitalatos #ftalatos #saúde #SBEM #endocrinologia #metabolismo #veterinária #medicina #medicinaveterinária #bichanospetssiter #petwalker #petwalker #pet #petsitter #petsitter #ambientalização #casa #arranhador #spray #educaçãofelina #educação #pinterest